sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Saúde Bucal: Saiba mais sobre a Gengivectomia "Sorriso Gengival"

Muitos são os problemas de estética bucal que além de causar um grande desconforto é o principal motivo de alguns sorrisos inibidos. Mas o verdadeiro motivo que se deve ter é a preocupação com a saúde. Consultar o dentista regularmente é uma forma de prevenir vários problemas que põe em risco a saúde bucal de qualquer pessoa.
Dentre alguns problemas podemos destacar o aparecimento de bolsas inflamadas e crescimento gengival que em alguns casos começam no surgimento dos primeiros dentes. Ainda que a gengiva não apresente inflamação alguma, há aqueles casos em que é possível ver o tecido mole bastante irritado além de sangramentos que ocorrem na escovação. Esses fatores podem acarretar ainda o mau hálito que é bastante constrangedor ao se falar perto de alguém. Tudo isso se dá pela falta de cuidado em que algumas pessoas têm ao fazer uma assepsia bucal.
O “sorriso gengival” também é muito comum em pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos por muito tempo, evitando assim ter uma boa higienização e impossibilitando a escova de alcançar determinados pontos da arcada dentária.
O tratamento dessas bolsas é feito a partir de um procedimento periodontal, ou seja, mini cirurgias conhecidas como a Gengivectomia.

A gengivectomia é um procedimento cirúrgico periodontal. Uma de suas finalidades é recuperar a conformação fisiológica da gengiva. Pessoas que possuem excesso de gengiva cobrindo os dentes frontais e o lábio superior que parece alto quando sorriem devem estar conscientes a respeito do seu "sorriso gengival”. Uma linha da gengiva desproporcional pode fazer com que os dentes tenham tamanhos diferentes, o que não deixa o sorriso com uma aparência muito atraente.
Antes de fazer à redução da gengiva no paciente, primeiro é feito um  tratamento e só depois é realizado a remoção. Existem casos mais complicados em que é preciso realizar pequenas remodelações do osso que rodeia o dente e alguns pontos de sutura são necessários. Apesar do procedimento, a dor também é mínima e não é preciso ficar internado.

Como é feito a correção

Para corrigir esses problemas, o dentista anestesia a área e remove o excesso de gengiva. Então, instrui-se o paciente a usar uma loção anti séptica bucal em um cotonete e aplicar pressão de baixo para cima nas gengivas enquanto elas se restabelecem. O procedimento não é doloroso, mas pode-se esperar certo desconforto durante um ou dois dias após o processo de cicatrização. A gengiva não é danificada pelo procedimento se o dentista for experiente e remover a quantidade correta. Geralmente a cirurgia dura cerca de 30 minutos.

SERVIÇOS:
ESPAÇO ODONTOLÓGICO
ENDREÇO: OFTALMOCLÍNICA- NORTH SHOPPING- LOJA 146, TÉRREO
FONE:(85) 3287-4422

Por: Ana Paula Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample Text

Sample Text